segunda-feira, 5 de novembro de 2018

GRAU DE RUA, PUXOU, CORTOU, RASPOU.

Saiba onde tudo começou.


Se empinar é errado, errar é humano somos humanos por isso empinamos!


O Grau (também conhecido como Wheelie,  wheeling, ou stunt) é um esporte radical praticado com motocicleta e bicicleta , consiste em realizar manobras em que cuja força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes. O termo Wheelie é anglófono e quer dizer "Empinar".

Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como "The Wheelie King", ou seja, o Rei do Wheeling. No Brasil essa modalidade tem crescido e conquistado públicos.



Não se tem certeza quem foram os primeiros praticantes de Grau (wheeling) no Brasil, mas de qualquer  tornou-se notório somente na década de 1990. Infelizmente  as autoridades ainda tratam como vandalismo mesmo quando praticada em locais próprios, no Brasil, se praticado nas ruas, é consolidado uma infração e conforme o Denatran (Código de Trânsito, Lei nº 9.503)[2] (Art. 174 do Código de Trânsito Brasileiro), o praticante esta sujeito a uma multa gravíssima, somando sete pontos na carteira de habilitação, e multa de R$ 191,82 (180 UFIRs), suspensão do direito de dirigir e apreensões da carteira de habilitação e do veículo.


Há escassez de patrocinadores e as leis abusivas, arbitrária, impositiva, totalitária, discricionária e autocrática que faz com que o esporte não ganhe notoriedade entre as demais categorias. A maioria dos pilotos com qualidade, quando atingem certo nível, vão para o exterior onde o esporte é salientado, com patrocínios e locais destinados para a prática ou param de  pratica-lo.


As motocicletas são especialmente preparadas para a prática do Grau (wheeling), pois exigem maior resistência a impactos constantes, usa-se variadas potências, desde 50cc a 1200cc, geralmente são tirados componentes da parte dianteira como painel, setas e farol. Além de possuírem a Churrasqueira, um suporte traseiro para proteção do quadro e demais peças, além de melhorar a performance dos pilotos. É comum a prática do Grau (wheelie) com motos do tipo streetfighter e supermoto.

Em alguns modelos, os freios traseiro são além de acionados com o pé, com as mãos, através de um pequeno manete localizado embaixo do manete de embreagem, a relação é mais curta, com coroas de tamanho maior possibilitando ter mais controle sobre a potencia do motor, os pneus são calibrados com pouca pressão para que se tenha maior aderência e domínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário