Saiba onde tudo começou.
Se empinar é errado, errar é humano somos humanos por isso empinamos!
O Grau (também conhecido como Wheelie, wheeling, ou stunt) é um esporte radical
praticado com motocicleta e bicicleta , consiste em realizar manobras em que
cuja força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes. O termo
Wheelie é anglófono e quer dizer "Empinar".
Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos
desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou
a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como "The
Wheelie King", ou seja, o Rei do Wheeling. No Brasil essa modalidade tem
crescido e conquistado públicos.
Não se tem certeza quem foram os primeiros praticantes de Grau
(wheeling) no Brasil, mas de qualquer tornou-se notório somente na década de 1990. Infelizmente
as autoridades ainda tratam como
vandalismo mesmo quando praticada em locais próprios, no Brasil, se praticado
nas ruas, é consolidado uma infração e conforme o Denatran (Código de Trânsito,
Lei nº 9.503)[2] (Art. 174 do Código de Trânsito Brasileiro), o praticante esta
sujeito a uma multa gravíssima, somando sete pontos na carteira de habilitação,
e multa de R$ 191,82 (180 UFIRs), suspensão do direito de dirigir e apreensões
da carteira de habilitação e do veículo.
Há escassez de patrocinadores e as leis abusivas, arbitrária,
impositiva, totalitária, discricionária e autocrática que faz com que o esporte não
ganhe notoriedade entre as demais categorias. A maioria dos pilotos com
qualidade, quando atingem certo nível, vão para o exterior onde o esporte é
salientado, com patrocínios e locais destinados para a prática ou param de pratica-lo.
As motocicletas são especialmente preparadas para a prática
do Grau (wheeling), pois exigem maior resistência a impactos constantes, usa-se
variadas potências, desde 50cc a 1200cc, geralmente são tirados componentes da
parte dianteira como painel, setas e farol. Além de possuírem a Churrasqueira,
um suporte traseiro para proteção do quadro e demais peças, além de melhorar a
performance dos pilotos. É comum a prática do Grau (wheelie) com motos do tipo
streetfighter e supermoto.
Em alguns modelos, os freios traseiro são além de acionados
com o pé, com as mãos, através de um pequeno manete localizado embaixo do
manete de embreagem, a relação é mais curta, com coroas de tamanho maior
possibilitando ter mais controle sobre a potencia do motor, os pneus são
calibrados com pouca pressão para que se tenha maior aderência e domínio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário