A corrente da moto liga a coroa e o pinhão |
Hoje, vamos mostrar a importância de limpar e lubrificar a corrente da moto, além dos cuidados que você precisa tomar e ainda os prejuízos que a falta de lubrificação podem causar. Confira a seguir como manter a sua motocicleta sempre bem cuidada!
Por que lubrificar e limpar a corrente da moto?
O
lubrificante de corrente é uma substância que tem como finalidade reduzir o
atrito entre metais em movimento e manter a integridade física dos componentes.
A corrente da moto liga a coroa e o pinhão, componentes da transmissão
responsáveis por transferir a potência quanto o torque para a roda traseira.
Por
conta disso, esse componente precisa estar sempre em movimento e também ser
capaz de suportar condições de uso extremas.
Dessa forma, elas são projetadas em elos que
se movimentam entre si conforme a potência é transferida da coroa para o
pinhão. Isso, naturalmente, acaba causando atrito entre essas peças e faz com
que elas precisem estar sempre lubrificadas e limpas, reduzindo o
desgaste.
A lubrificação da corrente da moto serve para reduzir seu
contato com a coroa e o pinhão, maximizando a vida dos componentes e evitando
que impurezas fiquem presas nos componentes internos da moto, como o câmbio e
as relações.
É fundamental que a limpeza e lubrificação da corrente
sejam feitas periodicamente, de forma preventiva,
a fim de garantir o funcionamento e evitar qualquer quebra ou dano. Esse
procedimento tão importante, quando realizado de forma correta, evita o desgaste
prematuro da corrente, aumentando a sua vida útil e assegurando a
confiabilidade do componente.
Quando fazer a lubrificação da corrente?
A
grande maioria dos fabricantes de motos recomenda que os pilotos limpem e
lubrifiquem a corrente em intervalos de 400 a 500 quilômetros. É aconselhado
verificar a periodicidade no manual da moto, pois o intervalo pode variar entre
os modelos.
Porém,
fique bastante atento a algumas situações especiais em que os intervalos de
limpeza e lubrificação podem diminuir ou aumentar — falaremos disso mais
detalhadamente no próximo tópico.
Infelizmente,
muitos motociclistas evitam lubrificar a corrente da moto, pois reclamam das
marcas de óleo e das manchas temporárias que o procedimento pode deixar nas
rodas traseiras e em alguns lugares da carenagem.
Caso
você também pense dessa forma, lembre-se que existe o polímero sintético, um produto elaborado
a partir de silicones e óleos especiais, para ser utilizado em locais onde
necessite lubrificação de alta performance e penetração. Possui bom poder de
cisalhamento sem perda de sua qualidade.
Tenha
em mente, também, que uma corrente danificada pode estragar outros componentes
da moto, especialmente da transmissão, fazendo com que o problema se torne uma
bola de neve e pese ainda mais no bolso.
O que é melhor, então, lubrificar a corrente da moto de
acordo com o estipulado pelo fabricante e precisar lavá-la constantemente, ou
evitar fazê-lo e precisar arcar com a troca de um kit de relação?
Não
basta simplesmente parar a motocicleta no intervalo determinado no manual e
aplicar o lubrificante.
Antes
de lubrificar deve-se remover todo o óleo da corrente e a sujeira que estiver
contida nele. Para isso, use um removedor de graxa.
Depois
de terminada a limpeza, aplique o polímero sintético ou lubrificante em toda a
corrente. Um exemplo de lubrificante que não deve ser utilizado em correntes,
mas, ainda assim, muita gente insiste em utilizá-lo é a graxa. Por mais que o
material pareça adequado para fazer a lubrificação da corrente, na verdade, ele
é o menos indicado.
A graxa tem uma
textura muito espessa, que facilita o acúmulo de sujeira na corrente. Conforme
mais sujeira vai se acumulando, a graxa vai ficando mais pesada e começa a ser
lançada para fora da corrente com o movimento da moto.
Isso representa um
perigo enorme para o câmbio, por exemplo, pois faz com que grandes quantidades
de sujeira entrem em contato com as peças internas da moto.
Esse material também
possui a desvantagem de dissipar menos calor, o que pode prejudicar a corrente
da moto, já que ela fica bem quente por conta do atrito natural dos elos com a
coroa e o pinhão.
Os fabricantes
realmente definem os intervalos certos para que os motociclistas façam a
limpeza e lubrificação da corrente. Porém, existem certas situações em que essa
periodicidade precisa ser encurtada.
Esses intervalos
também dependem do tipo de uso da motocicleta, que pode fazer a quilometragem
aumentar ou diminuir. Motos que trafegam por áreas rurais, onde não há
pavimento e as chances de sujar a corrente com terra e outros detritos é maior, tendem a precisar da limpeza e lubrificação
da corrente com mais frequência.
Motos que costumam
trafegar em ciclo rodoviário e urbano estão sujeitas a esses regimes, porém com
menor frequência. Vale ressaltar, também, que se você pegar enchentes ou chuvas
fortes durante alguns dias, é recomendado fazer a limpeza e a lubrificação da
corrente.
Agora que você já sabe como
e a importância de limpar e lubrificar a corrente da moto, não perca mais tempo
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