terça-feira, 23 de outubro de 2018

A importância de limpar e lubrificar a corrente da moto


A corrente da moto liga a coroa e o pinhão

Hoje, vamos mostrar a importância de limpar e lubrificar a corrente da moto, além dos cuidados que você precisa tomar e ainda os prejuízos que a falta de lubrificação podem causar. Confira a seguir como manter a sua motocicleta sempre bem cuidada!

Por que lubrificar e limpar a corrente da moto?


O lubrificante de corrente é uma substância que tem como finalidade reduzir o atrito entre metais em movimento e manter a integridade física dos componentes. A corrente da moto liga a coroa e o pinhão, componentes da transmissão responsáveis por transferir a potência quanto o torque para a roda traseira.
Por conta disso, esse componente precisa estar sempre em movimento e também ser capaz de suportar condições de uso extremas.
Dessa forma, elas são projetadas em elos que se movimentam entre si conforme a potência é transferida da coroa para o pinhão. Isso, naturalmente, acaba causando atrito entre essas peças e faz com que elas precisem  estar sempre lubrificadas e limpas, reduzindo o desgaste.
A lubrificação da corrente da moto serve para reduzir seu contato com a coroa e o pinhão, maximizando a vida dos componentes e evitando que impurezas fiquem presas nos componentes internos da moto, como o câmbio e as relações.
É fundamental que a limpeza e lubrificação da corrente sejam feitas periodicamente, de forma preventiva, a fim de garantir o funcionamento e evitar qualquer quebra ou dano. Esse procedimento tão importante, quando realizado de forma correta, evita o desgaste prematuro da corrente, aumentando a sua vida útil e assegurando a confiabilidade do componente.

Quando fazer a lubrificação da corrente?

A grande maioria dos fabricantes de motos recomenda que os pilotos limpem e lubrifiquem a corrente em intervalos de 400 a 500 quilômetros. É aconselhado verificar a periodicidade no manual da moto, pois o intervalo pode variar entre os modelos.
Porém, fique bastante atento a algumas situações especiais em que os intervalos de limpeza e lubrificação podem diminuir ou aumentar — falaremos disso mais detalhadamente no próximo tópico.
Infelizmente, muitos motociclistas evitam lubrificar a corrente da moto, pois reclamam das marcas de óleo e das manchas temporárias que o procedimento pode deixar nas rodas traseiras e em alguns lugares da carenagem.
Caso você também pense dessa forma, lembre-se que existe o polímero sintético, um produto elaborado a partir de silicones e óleos especiais, para ser utilizado em locais onde necessite lubrificação de alta performance e penetração. Possui bom poder de cisalhamento sem perda de sua qualidade.
Tenha em mente, também, que uma corrente danificada pode estragar outros componentes da moto, especialmente da transmissão, fazendo com que o problema se torne uma bola de neve e pese ainda mais no bolso.
O que é melhor, então, lubrificar a corrente da moto de acordo com o estipulado pelo fabricante e precisar lavá-la constantemente, ou evitar fazê-lo e precisar arcar com a troca de um kit de relação?

Kit Lubrificação para Corrente de Motos.

Como lubrificar a corrente da moto?
Não basta simplesmente parar a motocicleta no intervalo determinado no manual e aplicar o lubrificante.
Antes de lubrificar deve-se remover todo o óleo da corrente e a sujeira que estiver contida nele. Para isso, use um removedor de graxa.
Depois de terminada a limpeza, aplique o polímero sintético ou lubrificante em toda a corrente. Um exemplo de lubrificante que não deve ser utilizado em correntes, mas, ainda assim, muita gente insiste em utilizá-lo é a graxa. Por mais que o material pareça adequado para fazer a lubrificação da corrente, na verdade, ele é o menos indicado.
A graxa tem uma textura muito espessa, que facilita o acúmulo de sujeira na corrente. Conforme mais sujeira vai se acumulando, a graxa vai ficando mais pesada e começa a ser lançada para fora da corrente com o movimento da moto.
Isso representa um perigo enorme para o câmbio, por exemplo, pois faz com que grandes quantidades de sujeira entrem em contato com as peças internas da moto.
Esse material também possui a desvantagem de dissipar menos calor, o que pode prejudicar a corrente da moto, já que ela fica bem quente por conta do atrito natural dos elos com a coroa e o pinhão.
Os fabricantes realmente definem os intervalos certos para que os motociclistas façam a limpeza e lubrificação da corrente. Porém, existem certas situações em que essa periodicidade precisa ser encurtada.
Esses intervalos também dependem do tipo de uso da motocicleta, que pode fazer a quilometragem aumentar ou diminuir. Motos que trafegam por áreas rurais, onde não há pavimento e as chances de sujar a corrente com terra e outros detritos é  maior, tendem a precisar da limpeza e lubrificação da corrente com mais frequência.
Motos que costumam trafegar em ciclo rodoviário e urbano estão sujeitas a esses regimes, porém com menor frequência. Vale ressaltar, também, que se você pegar enchentes ou chuvas fortes durante alguns dias, é recomendado fazer a limpeza e a lubrificação da corrente.

Agora que você já sabe como e a importância de limpar e lubrificar a corrente da moto, não perca mais tempo e curti nossa página no Facebook! Assim, você ficará sempre por dentro das dicas e novidades.

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